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Metodologia DiSC: Vendas a Clientes do Perfil D
- Julho 4, 2024
- Publicado por: Marketing Digital
- Categoria: Coaching DiSC Empresas Miguel Beirão
No dinâmico mundo das vendas, entender rapidamente e conectar-se eficazmente com os clientes não é apenas uma habilidade — é uma vantagem competitiva crucial. Já imaginaste ter uma ferramenta que te permitisse desvendar os padrões de comportamento dos teus clientes e adaptar a tua abordagem para fechar mais negócios? É aqui que a metodologia DiSC entra em cena.
Vê também este artigo: Impacto da Metodologia DiSC nas Vendas
Conhecer o Perfil Dominante Nas Vendas
Se te cruzaste com um cliente que valoriza decisões rápidas, eficácia, e que prefere liderar as conversas: é provável que estejas diante de uma pessoa do perfil Dominante. Clientes com este perfil são normalmente pessoas dinâmicas, gostam de desafios e preferem abordagens que vão diretas ao ponto.
Ou seja, se estiveres a fazer uma venda a esta pessoa e começares a contar muitas histórias e ele sentir que estás a “enrolar” o tema… Podes estar a dizer “Adeus!” à tua venda.
Então, como vender a um cliente do perfil Dominante?
1. Comunicação Direta e sem Rodeios
Este cliente não está interessado na história da marca nem nos desafios pessoais dos teus outros 30 clientes. Fala-lhe de forma clara, concisa e direta como é que o teu produto ou serviço pode resolver os problemas que ele tem, de forma rápida e eficaz. Destaca os resultados e o retorno sobre o investimento que ele poderá esperar, e usa dados e exemplos concretos para reforçares a tua mensagem.
2. Demonstra Competência e Confiança nas Vendas
Perfis Dominantes vão, como o próprio nome indica, querer dominar a situação. Se te mostrares pouco confiante em ti ou no teu produto, este tipo de cliente vai tentar liderar a situação para onde lhe convém mais, ou pura e simplesmente irá deixar de te dar atenção. Uma venda para este perfil significa que precisas de te preparar: mostra que conheces o cliente e os seus desafios, assim como todas as especificidades do que estás a vender, e está preparado para responder a todas as perguntas de forma precisa.
3. Respeita o Seu Tempo
Chega a horas, evita ao máximo divagações, responde de forma direta e assertiva ao que te pergunta e concentra-te em proporcionar uma experiência de compra rápida e sem complicações. Ou seja, antes da reunião com este cliente, revê a tua apresentação/pitch de vendas: onde gastas mais tempo e como podes abreviar esse tema; leva os documentos prontos e com o máximo de detalhes já preenchidos. Como já te disse, para este perfil, a tua preparação é chave.
4. Opções de Decisão Rápida
De tudo o que já te expliquei acerca deste perfil, consegues perceber que são pessoas ocupadas e que vivem a um ritmo intenso. Se os sobrecarregares com muitas informações fora do seu interesse ou demasiados detalhes, vão sentir-se sobrecarregados e vão “desligar”. E tu, ficas sem a venda. Eles estão habituados a tomar decisões de forma rápida, portanto apresenta-lhes escolhas claras e concisas, oferece-lhes soluções, nunca dilemas.
DESTA FORMA…
Empresas que implementaram o DiSC em suas estratégias comerciais reportaram aumentos significativos em eficácia de vendas. Por exemplo, uma empresa de software nossa cliente aumentou a taxa de conversão em 25% após treinar sua equipa comercial no uso do DiSC.
Quando entendes que estes teus clientes de perfil Dominante são diretos e orientados para resultados, e os tratas tendo isso em mente, vais estar, não só a atender às suas expectativas, mas também a construir uma relação de respeito e eficiência com eles… E isso é a base para uma boa relação de vendas.
Implementa estas estratégias e observa como a tua eficácia em vendas pode melhorar significativamente. Lembra-te, conhecer bem os teus clientes é a chave para o sucesso em vendas!
Vê também este artigo: Como o DiSC Ajuda na Liderança?
Espero que estas sugestões te inspirem a assumir a tua vida com uma mentalidade de abundância mas também em ação através da PNL. Portanto, começa agora e sente o impacto de ter a MENTE como o teu precioso aliado no teu dia-a-dia. Gostaste? Primeiramente, dá-nos a tua opinião e segue-nos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube!